Ativando o Abdômen nas Aulas de Pilates

Em toda aula o professor pede ao aluno que “contraia o abdômen”, que “sugue o umbigo”, que “sinta a barriga achatar” e que “não deixe a barriga estufar”, mas afinal, pra que servem os músculos abdominais ? Por que precisamos mantê-los contraídos ? O que eles fazem ?

Os músculos abdominais tem como principal função proteger as vísceras e promover uma pressão interna que auxilia em diversas necessidades fisiológicas. Mas a parte mais interessante a todos é a estética, quando se vê um abdome “chapado” ou “em tanquinho”.

A musculatura abdominal serve para realizar alguns movimentos de tronco, estabilizar a coluna enquanto a pelve e os membros se movem. Por essa função estabilizadora da coluna, precisamos manter o abdômen contraído durante os exercícios para não sobrecarregar e tensionar a região lombar . Dessa forma, com uma boa ação dos músculos abdominais temos uma melhora da postura.

O Pilates trabalha intensamente com o Core ativado de forma integrada com os movimentos, através da respiração. O trabalho realizado com a técnica faz com que o músculo transverso do abdômen (responsável pela sustentação da coluna) e o assoalho pélvico (responsável pela elevação dos órgãos) sejam estimulados. No Pilates, a região é chamada de “Power House” – casa de força!

por CLECI ROJANSKI (crefito 101525)

 

leave a comment

Fields with * are required