A Importância de dar MOVIMENTO ao Corpo

Os movimentos do corpo humano são muito importantes e influenciam diretamente o comportamento das pessoas.

Para cuidar da saúde, tendemos a pensar nos mecanismos palpáveis para prevenir doenças e melhorar os sistemas de defesa do organismo. Esses mecanismos se baseiam em alguns pilares para se manter o equilíbrio (homeostase) do corpo. E para que esse equilíbrio seja alcançado, devemos seguir todas aquelas dicas de saúde que sempre ouvimos falar: praticar exercícios, ter boa alimentação, dormir bem, evitar preocupações e stress, etc. O próprio nome ‘equilíbrio’ já dá a deixa: o movimento é necessário, mas nem de menos e nem demais.

De certa forma, o corpo humano pode ser comparado a uma máquina perfeita, que necessita de energia, ou seja, combustível, para executar seus movimentos e atividades. Durante o movimento, as pessoas transformam energia química em energia mecânica e, por isso, são capazes de andar, correr, pular, dançar, etc.

Os movimentos também estimulam muitos processos psicológicos, além da temperatura corporal e a produção de hormônios. Dessa forma, podemos dizer que o movimento humano é um processo complexo, que envolve todos os sistemas, músculos e nosso esqueleto. No total, são mais de 200 ossos e 600 músculos trabalhando intensamente para que possamos nos movimentar.

O funcionamento do corpo acontece graças a um equilíbrio dinâmico.

Movimento é vida e, por isso, devemos evitar o sedentarismo. Com atividades físicas regulares, conseguimos ter uma vida saudável e um rendimento físico aprimorado.

 

Cleci Rojanski – CREFITO 101525

leave a comment

Fields with * are required