Bursite e Tendinite do Ombro

A dor no ombro é uma situação tão comum, que até 70% das pessoas terão este tipo de dor ao menos uma vez ao longo das suas vidas. Entre as várias causas possíveis de dor no ombro, a bursite do ombro, também chamada de bursite subacromial é uma das mais comuns.

Bursite é o nome que damos à inflamação da bursa, também conhecida como bolsa sinovial, que é uma pequena bolsa cheia de líquido que age como um amortecedor, diminuindo o atrito entre músculos, tendões e ossos ao redor das articulações.

O ombro é uma das articulações mais complexas do nosso esqueleto, sendo formado por três ossos e vários músculos, tendões e ligamentos.

Com o agravamento da dor, o paciente começa a limitar os seus movimentos com o braço. Coçar as costas, vestir um casaco, fechar o zíper de um vestido, fechar o sutiã ou levantar o braço acima da cabeça tornam-se atitudes muito dolorosas.

O diagnóstico da bursite no ombro e da síndrome do impacto é habitualmente feito após avaliação conjunta da história clínica, do exame físico e de exames de imagens.

Tratamento

O tratamento inicial da bursite subacromial consiste em repouso, aplicação de gelo local e controle da dor com analgésicos e anti-inflamatórios.

Após o controle da dor, a fisioterapia pode ser indicada, para que o paciente restabeleça sua força muscular e amplitude dos movimento do ombro.

Nos raros casos de bursite crônica que não respondem a nenhum tipo de tratamento, a cirurgia para remoção da bursa pode ser a solução.

Prevenção da bursite no ombro

Após o efetivo tratamento da bursite no ombro, algumas medidas podem ser implementadas para diminuir o risco de recorrência:

  • Atividade física orientada por profissional para fortalecimento da musculatura.
  • Alongamentos com orientação profissional.
  • Evitar tarefas que exijam movimentos repetitivos do ombro durante muito tempo.
  • Se não for possível evitar tarefas que sobrecarreguem os ombros, procure ao menos fazer algumas pausas durante o dia.
  • Usar as duas mãos para segurar ferramentas ou objetos pesados.
  • Não ficar com o ombro imobilizado por longos períodos de tempo.
  • Procurar manter um boa postura ao longo do dia, principalmente durante o trabalho.

  • O Pilates na reabilitação! Isso porque seus exercícios restauram a força e o condicionamento do corpo, melhorando o quadro clínico de diversas patologias.
  • Por isso, o Método é muito importante no tratamento das patologias do ombro, pois seus movimentos fortalecem e estabilizam a área afetada melhorando as dores e reabilitando a articulação.
  • Além disso, o Pilates também promove flexibilidade, equilíbrio muscular e ainda previne as futuras lesões que podem acometer o ombro, ajudando na sua funcionalidade.
  • Sendo assim, ele é muito benéfico para aqueles que praticam com o intuito de reabilitar as lesões no ombro.

 

Cleci Rojanski (crefito 101525)

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Tendinite da Pata de Ganso

O conjunto dos tendões de três músculos na região do joelho (sartório, grácil e semitendinoso) é chamado de “pata de ganso” em associação a sua aparência, que lembra a pata da ave. Esses músculos fazem a flexão do joelho e o protegem contra o estresse em rotação e em valgo (desvio do joelho para dentro).

Além da inflamação dos tendões pode ocorrer também uma bursite no local e um pequeno inchaço após atividades físicas. Corredores com essa tendinite sentem dor principalmente nos movimentos de flexão do joelho, ao subir e descer escadas e quando o pé toca o chão durante a corrida.

A tendinite acontece por diversos motivos como: grau elevado de genuvalgo, pés pronados ou chatos, obesidade, algum problema que deixe o joelho mais instável (como artrose, por exemplo), praticantes de esportes que não fazem preparo físico direcionado, encurtamento severo dos músculos posteriores da coxa. A dor é sentida na parte interna da perna logo abaixo do joelho, principalmente ao flexioná-lo, ao toque do calcanhar no chão durante a marcha e ao subir e descer escada.

Um dos motivos que levam ao estresse do joelho é a falha na musculatura lateral do quadril. Esses músculos são os principais responsáveis por manterem o joelho alinhado.

O tratamento fisioterápico em fase aguda consiste em controlar a inflamação e diminuir a dor com crioterapia, ultra-som, laser e acupuntura, por exemplo, mas todos esses recursos são paliativos e não solucionam o problema. É essencial tratar a causa mecânica com foco na diminuição da instabilidade e melhora no alinhamento do joelho e reorganização da marcha.

Para tratar e prevenir, é preciso treinar os músculos do quadril, principalmente o glúteo médio.

Essas dicas podem ajudar, mas tenha em mente que elas são superficiais e cada caso exige um diagnóstico e tratamento específico, sempre acompanhado de um médico e fisioterapeuta.

Cleci Rojanski (crefito 101525)

 

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A Importância de dar MOVIMENTO ao Corpo

Os movimentos do corpo humano são muito importantes e influenciam diretamente o comportamento das pessoas.

Para cuidar da saúde, tendemos a pensar nos mecanismos palpáveis para prevenir doenças e melhorar os sistemas de defesa do organismo. Esses mecanismos se baseiam em alguns pilares para se manter o equilíbrio (homeostase) do corpo. E para que esse equilíbrio seja alcançado, devemos seguir todas aquelas dicas de saúde que sempre ouvimos falar: praticar exercícios, ter boa alimentação, dormir bem, evitar preocupações e stress, etc. O próprio nome ‘equilíbrio’ já dá a deixa: o movimento é necessário, mas nem de menos e nem demais.

De certa forma, o corpo humano pode ser comparado a uma máquina perfeita, que necessita de energia, ou seja, combustível, para executar seus movimentos e atividades. Durante o movimento, as pessoas transformam energia química em energia mecânica e, por isso, são capazes de andar, correr, pular, dançar, etc.

Os movimentos também estimulam muitos processos psicológicos, além da temperatura corporal e a produção de hormônios. Dessa forma, podemos dizer que o movimento humano é um processo complexo, que envolve todos os sistemas, músculos e nosso esqueleto. No total, são mais de 200 ossos e 600 músculos trabalhando intensamente para que possamos nos movimentar.

O funcionamento do corpo acontece graças a um equilíbrio dinâmico.

Movimento é vida e, por isso, devemos evitar o sedentarismo. Com atividades físicas regulares, conseguimos ter uma vida saudável e um rendimento físico aprimorado.

 

Cleci Rojanski – CREFITO 101525

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Princípios do Pilates

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, , Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

 

Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;

Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônica sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;

Precisão – ele é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;

Centro – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;

Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos

Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

O controle da respiração e a concentração na hora do exercício, que são práticas fundamentais do método, tem origem na yoga, e na medicina tradicional chinesa.

 

Cleci Rojanski  (crefito 101525)

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Ativando o Abdômen nas Aulas de Pilates

Em toda aula o professor pede ao aluno que “contraia o abdômen”, que “sugue o umbigo”, que “sinta a barriga achatar” e que “não deixe a barriga estufar”, mas afinal, pra que servem os músculos abdominais ? Por que precisamos mantê-los contraídos ? O que eles fazem ?

Os músculos abdominais tem como principal função proteger as vísceras e promover uma pressão interna que auxilia em diversas necessidades fisiológicas. Mas a parte mais interessante a todos é a estética, quando se vê um abdome “chapado” ou “em tanquinho”.

A musculatura abdominal serve para realizar alguns movimentos de tronco, estabilizar a coluna enquanto a pelve e os membros se movem. Por essa função estabilizadora da coluna, precisamos manter o abdômen contraído durante os exercícios para não sobrecarregar e tensionar a região lombar . Dessa forma, com uma boa ação dos músculos abdominais temos uma melhora da postura.

O Pilates trabalha intensamente com o Core ativado de forma integrada com os movimentos, através da respiração. O trabalho realizado com a técnica faz com que o músculo transverso do abdômen (responsável pela sustentação da coluna) e o assoalho pélvico (responsável pela elevação dos órgãos) sejam estimulados. No Pilates, a região é chamada de “Power House” – casa de força!

por CLECI ROJANSKI (crefito 101525)

 

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Postura Corporal X Gordura Localizada

Quando a gordurinha localizada começa a incomodar, imediatamente pensamos nas dietas alimentares e nas atividade físicas.

Mas o que pouca gente imagina é que existe um outro fator além do sedentarismo e dos abusos na alimentação que pode influenciar diretamente na formação dos temidos pneuzinhos.

Trata-se da postura corporal, que quando inadequada, pode colaborar bastante com as disfunções estéticas corporais.

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Segundo os especialistas, desvios na coluna podem ocasionar o acúmulo de gordura na região de abdômen, flancos e quadril.

Quando existe a alteração postural, é importante a correção junto ao profissional especialista, pois caso contrário o tratamento estético pode não atingir o resultado esperado.

Um exemplo são os casos de hiperlordose, onde existe uma curvatura mais acentuada na região lombar, o que acaba provocando um protusão do abdômen, evidenciando a gordura ali acumulada, além da possível flacidez muscular nessa região. Pesquisas também já comprovaram que esse desvio altera o espaço entre as vértebras, provocando a diminuição de circulação sanguínea e o acúmulo de líquidos na região, favorecendo também o aparecimento da temida celulite.

 

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Retroversão: quadril “encaixado”, com possível flacidez de pele e muscular na região glútea e acúmulo de gordura na região de prega glútea.

Nesses casos a reeducação postural pode ser uma associação fundamental aos tratamentos estéticos, através de técnicas como RPG (Reeducação Postural Global), Pilates, ou exercícios de alongamento.

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A prevenção também é importante, e pode ser realizada através da correta orientação e avaliação profissional para indicação adequada de atividades conforme sua condição física, evitando assim lesões e contribuindo para o fortalecimento muscular e manutenção de uma postura correta.

exercicioPor isso, quando pensar em iniciar uma dieta ou em abandonar o sedentarismo para melhorar o contorno corporal e a aparência estética, é importante consultar um profissional competente pois, nos casos de alteração postural, será necessária essa orientação adequada para que se consiga os resultados esperados.

 

Carolina Martins – Técnica em Estética

Cleci Rojanski – Fisioterapeuta (Crefito 101525-F)

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Peeling Estético

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Agora com a chegada do inverno, onde os índices de radiação solar diminuem e o calor dá uma trégua, é a hora ideal para cuidarmos da pele da face e recuperar os danos causados pelo verão.

Os peelings são ótimos para promover essa renovação das células que tanto precisamos, melhorando a hidratação, clareando manchas superficiais, iluminando e uniformizando a cor e textura da pele!!

Então vamos entender melhor sobre os Peelings Estéticos:

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Físicos e Mecânicos

São peelings abrasivos , realizados através do atrito de um agente com a pele.

Promovem o estímulo de renovação da pele, removendo as células mais superficiais, que já estão em processo de desprendimento.

Inclui se nessa categoria o famoso Peeling de Diamante.

Ideal para preparar a pele para outros tratamentos.

Químicos

A esfoliação ocorre pela ação de uma substância que altera o pH da pele e provoca uma irritação e inflamação, promovendo como consequência sua descamação.

  • Suaviza rugas e linhas de expressão;
  • Clareia manchas superficiais;
  • Uniformiza a textura da pele;
  • Pode auxiliar no controle da oleosidade;
  • Melhora a hidratação;
  • Realiza a renovação celular.

Enzimáticos

Indicados para peles mais sensíveis, promovem a renovação da pele através de princípios ativos que provocam a “quebra” da queratina, desprendendo assim as células mais superficiais.

Não há descamação visível na pele.

 

Carolina Martins – Técnica em Estética

 

 

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Corpo e mente em equilíbrio com Pilates

Criado por Joseph H. Pilates, o método  visa tonificar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural e alongá-lo integrando corpo e mente para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável.
Tal prática prima pela qualidade e não pela quantidade de repetições, tendo uma variedade de movimentos que devem ser feita com concentração e consciência corporal, utilizando basicamente a força da gravidade sobre o corpo. A região abdominal é muito solicitada para a realização dos exercícios, que sincronizam a respiração com o movimento.

Utilizado tanto para condicionamento físico como para reabilitação, os movimentos são realizados de acordo com os princípios básicos da concentração, controle corporal, precisão, respiração e, por fim, a consciência corporal.

Pilates com aparelhos: a estrutura básica dos aparelhos de pilates é composta por molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: elas podem reduzir o esforço que o praticante tem que fazer – carregando parte do peso que você deveria estar puxando e dando um impulso ao movimento -, ou aumentar, servindo como uma resistência – assim, é preciso “aumentar o tamanho da mola”. A escolha de como usar essas molas depende dos seus objetivos, dá para facilitar ou dificultar.

Os exercícios de solo: podem  ser praticados diretamente no solo ou com o auxilio de acessórios que, além de ajudar, desafiam o aluno a desenvolver força e flexibilidade. Estes acessórios são as bolas, rolos, anel flexível, faixas elásticas, discos de rotação e a bosu ou meia bola.

Os movimentos do Pilates Solo trabalham o corpo em diferentes graus de dificuldade e, por isso, há a necessidade de uma avaliação do profissional para que possam ser administrados dentro da capacidade de cada um, ressaltando a importância da respiração na execução de cada movimento, que deve perfeito sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

Benefícios:
•Aumenta a resistência física e mental;
•Alongamento e maior controle corporal;
•Correção postural
•Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
•Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
•Melhora da coordenação motora;
•Maior mobilidade das articulações;
•Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
•Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
•Fortalecimento dos órgãos internos;
•Aumento da concentração;
•Trabalha a respiração;
•Promove relaxamento.

Além de todas estas vantagens, o Pilates diminui medidas corporais e promove a definição muscular. Os exercícios podem auxiliar as pessoas que estão em constante briga com a balança e desejam perder peso.

Já existem estudos que mostram o efeito do Pilates Solo na redução do percentual de gordura e da diminuição da obesidade. Assim, esse método também poderá ser usado para redução de peso.

Após 30 aulas se obtém uma mudança visível no corpo, promovendo também uma melhora na postura do aluno. Joseph Pilates dizia: “Vocês se sentirão melhores em 10 aulas, parecerão melhores em 20 aulas e terão um corpo novo em 30 aulas’”.

Não é só o corpo que se beneficia com a prática do Pilates, por trabalhar a musculatura respiratória, a técnica é capaz de ensinar até os indivíduos mais estressados a respirar corretamente, o que contribui para liberar a ansiedade contida no diafragma, e a consequência dessa ação está diretamente ligada ao controle da ansiedade e a diminuição do estresse. “Dessa forma, podemos concluir que praticando Pilates, corpo e mente estarão em sintonia com o bem estar”.

Cleci Rojanski (Crefito 101525-F)

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Cuidados no pré e pós Depilação a Laser

O tratamento com Soprano ICE é rápido, seguro e eficaz, apresentando diversas vantagens em relação aos sistemas tradicionais como lâmina, cera, entre outros.

O laser produz um feixe de luz altamente concentrado. Essa luz emitida é absorvida pelo pigmento localizado na raiz do pêlo, numa fração de segundo, tempo suficiente para neutralizar a raiz, impedindo-a de voltar a crescer os raios laser queimam os pêlos até a “raiz”.

Os pêlos que não são eliminados na hora crescem lentamente, mais finos. Quanto mais escuro o pêlo, melhor o resultado com o laser.

Praticamente indolor, o laser Soprano ICE é considerado um dos lasers mais seguros do mercado e é indicado para todos os tipos de pele. As regiões com pêlos mais escuros e espessos, respondem melhor ao tratamento.

O número de sessões varia de acordo com diversos fatores, sexo, cor da pele, cor e espessura do pêlo, região do corpo, disfunções hormonais e hereditariedade.

A cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos por estarem na fase correta, não produzindo mais pêlos, enquanto outros são danificados, permitindo que os fios voltem a nascer. A cada sessão adicional, os sobreviventes vão diminuindo.

Que são os cuidados antes e depois da sessão?

Antes de um tratamento de depilação laser, você não deve usar pinça, fazer depilação com cera ou com qualquer outro tratamento de depilação que arranque o pêlo pela raiz. Para que a depilação a laser seja efetiva deve existir o folículo do pelo, pois o laser é atraído pela melanina ou pelo pigmento escuro do pelo.

Ficar pelo menos três semanas sem tomar banho de sol natural ou artificial e autobronzadores antes de começar o tratamento.

Interromper o uso de Ácidos e substâncias abrasivas no mínimo uma semana antes.

Deve-se raspar com lâmina a região ou creme depilatório onde será aplicado o laser, previamente à realização.

O uso do filtro solar é indispensável para o tratamento.

A depilação a laser é definitiva?

Não, ao contrário do que parece e do que se acredita essa não é uma técnica que extermina os pelos para sempre. A epilação é progressiva permanente, os pêlos demoram mais para crescer em relação ao período anterior ao laser, após algumas sessões ficam mais finos ate deixarem de nascer.

Nenhum laser proporciona depilação definitiva, já que um número mínimo de pêlos podem voltar a nascer após algum tempo por isso há necessidade de fazer a manutenção.

As sessões devem ser feitas com um intervalo de 30 ou 45 dias, e o número de sessões depende da área e da região a ser tratada, mas recomenda-se no mínimo 4 sessões.

O tempo entre as manutenções depende do aparecimento de novos pelos no local.

Durante o tratamento, posso me depilar?

Somente com lâminas e cremes depilatórios é permitido porque esses procedimentos preservam a estrutura do pêlo, mantendo sua haste intacta no folículo. A depilação com cera, pinça ou qualquer método que arranque o pelo com a raiz é contra-indicado durante o tratamento, pois precisamos preservar a raiz do folículo.

Contra indicações

  • Pacientes grávidas;
  • Pacientes que estão usando medicamentos fotosensíveis;
  • Estar usando ácidos não região a ser tratadas; Pacientes com histórico de formação de quelóides; Pacientes que possuam doenças estimuladas pela luz, tais como epilepsia, vitiligo e psoríase; Pacientes com histórico de câncer no local;
  • Pêlos brancos e loiros não respondem ao tratamento.

Pré-depilação:
•Evite exposição solar pelo menos 15 dias antes da sessão.
•Em áreas expostas, utilize protetor solar constantemente.
•Raspe os pelos da área a ser depilada no dia do tratamento.
•Não utilize pinças, ceras e aparelhos para depilar durante o tratamento. Use somente lâmina de raspar.
Pós-depilação:
•Evite exposição solar e prática de atividades físicas intensas pelo período de 7 dias.
•Utilize hidratante na área tratada e pomada anti-inflamatória, quando indicado.
•Mantenha o uso constante do protetor solar.

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